Serviços

Empréstimos
Aos usuários regularmente matriculados, bem como professores e colaboradores da FAC, está disponível o empréstimo de materiais do acervo.
O empréstimo é pessoal e intransferível, e o usuário necessita estar em dia com a Biblioteca, para usufruir deste serviço.
Alunos: necessário RA e senha (mesmos da Central do Aluno)
Professores e colaboradores:  necessário matrícula e senha (mesmos do RH)
Consultar o Regulamento da Biblioteca para mais informações e orientações.

 

Consulta ao Acervo
O catálogo online da Biblioteca pode ser consultado através de computadores da Faculdade ou pela internet.
O sistema utilizado para gestão de dados é o ALEPH, software internacional que permite que o usuário acesse o acervo da biblioteca e serviços como renovação e reserva de materiais.
Clique aqui

 

Renovação

A renovação dos materiais emprestados é realizada pela internet, desde que não haja atrasos, multas pendentes ou reservas para os itens a serem renovados.
No caso de existir algum impedimento, o usuário deve se dirigir à biblioteca com os itens emprestados em mãos.

Limites de renovação
Alunos de graduação – duas (02) vezes
Alunos de pós-graduação e professores – uma (01) vez
Clique aqui!

 

Reserva
A reserva de materiais da biblioteca pode ser realizada pela internet (centrais de aluno e professor) ou nos terminais das bibliotecas, desde que, todos os exemplares do material estejam emprestados.
Após a data marcada para a retirada do material reservado, o usuário terá 24 horas para efetivar o empréstimo no balcão de atendimento. Após este prazo a reserva será cancelada automaticamente pelo sistema

Limites de reserva:
Alunos de graduação: uma (01)
Alunos de pós-graduação e professores:  três (03)
Para efetuar reserva o usuário deverá se identificar com RA ou matrícula e senha das centrais ou RH.
Clique aqui!

 

Empréstimos entre Bibliotecas
O usuário pode solicitar empréstimos de outras instituições conveniadas desde que esteja em dia com a Biblioteca, devendo apresentar na Biblioteca da FAC os dados de referência do material, para o preenchimento de formulário próprio que possibilitará a retirada da obra na biblioteca externa.

Orientação Bibliográfica
A Biblioteca presta assistência ao usuário para elaboração de referências bibliográficas, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Visitas monitoradas
Consiste na apresentação do acervo e dos serviços prestados pela Biblioteca a grupos previamente inscritos.

Comutação Bibliográfica (COMUT)

A Biblioteca orienta os usuários na utilização deste importante serviço que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis, encontram–se periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos. Para participar do COMUT, o usuário deve:

  • Cadastrar-se no programa, através do site: www.ibict.br no item “sistemas em parceria”;
  • Adquirir no próprio site o Bônus COMUT, que servirá como mecanismo de pagamento pelas cópias solicitadas. Estes bônus podem ser pagos em forma de boleto ou crédito em conta;
  • Realizar suas solicitações diretamente pela internet.