FAQ - Perguntas frequentes

Graduação EAD

1. Posso fazer eliminação de matérias?

É possível eliminar matéria se a carga horária e o conteúdo da disciplina forem equivalentes a 80% da carga horária e conteúdo da disciplina oferecida no curso a distância. Caso ocorra o aproveitamento de todas as disciplinas do semestre em curso, a promoção para os semestres seguintes dependerá da disponibilidade de vagas.

2. Quantas vezes no semestre preciso comparecer à UNINOVE?

No curso a distância existem encontros presenciais, alguns optativos e outros obrigatórios. A quantidade de vezes que o aluno precisará comparecer presencialmente dependerá de quantas disciplinas o curso possui no semestre. Os encontros optativos são os momentos em que o estudante poderá se encontrar presencialmente com professores e colegas de turma, podendo esclarecer dúvidas ou realizar atividades para aprimorar o conteúdo da disciplina. Não é obrigatória a presença, mas se comparecer e entregar um relatório de participação poderá requerer horas para as Atividades Complementares que os alunos precisam cumprir. Nos encontros presenciais obrigatórios serão realizadas provas que, por regulamentação do Ministério da Educação, precisam ser feitas presencialmente e não virtualmente, por meio da plataforma.

3. O que são atividades complementares?

Alinhadas às diretrizes do MEC, as Atividades Complementares servem para potencializar a capacitação acadêmica e a formação pessoal do aluno, além de oferecer a oportunidade de desenvolvimento profissional. Alguns cursos, como os de Bacharelado e de Tecnologia, possuem carga horária de Atividades Complementares para realizar.

4. Quais são os dias que posso fazer a prova? Posso fazer agendamento de provas?

As provas obrigatórias e presenciais são de fechamento de curso e são agendadas no início do semestre, para que o aluno possa organizar previamente seus compromissos. Normalmente a prova ocorre aos sábados pela manhã, no campus determinado pela UNINOVE. Caso o estudante não possa comparecer à prova, ou não tenha conseguido uma boa nota, poderá realizar outra em dia e local determinados pela UNINOVE, que poderá ser de segunda a sexta-feira, no período da noite. Não existe outra possibilidade para efetuar a prova final do semestre nem outra possibilidade de agendamento. Lembre-se: dia, horário e local das provas presenciais obrigatórias são determinados pela UNINOVE e comunicados com antecedência.

5. Qual será o método de avaliação?

A avaliação de aprendizagem dos cursos a distância ocorre de duas formas: Avaliação Contínua e Presencial. A Avaliação Contínua é feita ao longo do período letivo, sendo realizada diretamente na plataforma de estudos AVA, e composta basicamente pela participação nos fóruns de discussão e na resolução das atividades propostas pelos professores. A soma dos pontos das atividades gera uma nota, que corresponde a 30% da nota final das disciplinas. Já a Avaliação Presencial é uma prova escrita feita presencialmente, em data e local determinados pela UNINOVE. A nota desta prova representa 70% da nota final das matérias. Para os semestres avançados dos cursos, continuam sendo realizadas as Avaliações Contínuas. Somente a Avaliação Presencial ocorre em duas datas agendadas: no primeiro dia é realizada a Avaliação Integrada (que corresponde a 35% da nota final das disciplinas) e na segunda data, a prova escrita da disciplina (que representa 35% da nota final das matérias).

6. O que é a avaliação integrada?

Trata-se de uma avaliação que tem caráter cumulativo, envolvendo os conteúdos das disciplinas contempladas no respectivo semestre em que é aplicada. Ela é elaborada e corrigida pelo colegiado de curso composto pelos professores e presidido pelo coordenador. Tem como base o princípio da interdisciplinaridade.

7. O que é a avaliação contínua?

É uma nota gerada a partir da participação nos fóruns de discussão e nas respostas das atividades propostas pelo professor da disciplina. Essa nota representa 30% da nota final da matéria.

8. O que eu faço se não puder comparecer à prova?

Existem dois momentos em que a prova obrigatória e presencial poderá ser realizada. Ela é agendada com antecedência. Quem não comparecer à primeira avaliação agendada, deverá necessariamente comparecer à segunda prova agendada.

9. Se não me adaptar, posso pedir transferência para um curso presencial?

O aluno poderá solicitar sua transferência para o curso presencial, desde que tenha vaga disponível.

10. É possível realizar transferência no meio do semestre?

Sim. Como os cursos oferecidos nas modalidades a distância e presencial ocorrem simultaneamente, é possível efetuar a transferência na metade do semestre, desde que tenha vaga disponível.

11. Posso fazer algumas matérias presenciais e outras a distância?

Não. Você deverá cursar todas as disciplinas na modalidade do curso matriculado.

12. É possível utilizar o laboratório da UNINOVE caso não possa fazer a aula do trabalho ou de casa?

Os laboratórios de informática da UNINOVE, nos horários das aulas presenciais, são utilizados para as aulas práticas. No entanto, eles podem ser usados em outros horários ou se houver disponibilidade no período.

13. No meu diploma é especificado se o curso foi presencial ou a distância?

No diploma não aparece diferenciação se o curso foi presencial ou a distância.

14. Existe diferença de conteúdo do curso presencial ou a distância?

Não. Os conteúdos dos cursos presenciais e a distância são iguais, sendo ministrados pelos mesmos professores.

15. Existe horário específico para fazer as aulas a distância ou posso realizá-las a qualquer hora?

A Educação a Distância é uma metodologia de ensino que permite horários e locais flexíveis para aprendizagem. Essa é uma das grandes vantagens.

16. Preciso acessar as aulas todos os dias?

Dependendo do seu curso, o ideal é reservar horas de acesso, como se estivesse em aula presencial, e momentos de estudos e participação interativa em fórum e chat. Os horários são flexíveis e centrados na disponibilidade de cada aluno.

17. Por quanto tempo as aulas ficam disponíveis? Caso eu não consiga acessar na data planejada, perderei o conteúdo?

Os conteúdos das aulas ficam disponíveis durante todo o semestre e você poderá acessá-los quando e quantas vezes desejar. O aluno deve cumprir o calendário das atividades contínuas, como fóruns de discussão e atividades aplicadas pelos professores.

18. Existem trabalhos em grupo?

Sim. Algumas atividades são realizadas em grupo, mas sempre utilizando a plataforma AVA, não sendo necessário o encontro presencial do grupo de estudos.

19. Existe horário para a realização do fórum?

Não existe um horário fixo. Mas o fórum fica disponível para a participação do aluno durante o período estabelecido pelo professor da disciplina.

20. Quem irá realizar meu acompanhamento na plataforma EAD é um tutor?

Os cursos a distância da UNINOVE são ministrados por professores e não por tutores. Os professores são os mesmos que ministram as aulas dos cursos presenciais, de forma que não existe diferença entre os cursos, pois ambos são ministrados com a mesma excelência e qualidade.

21. Os professores ficam online em um horário específico?

Somente durante os encontros virtuais, também conhecidos como chat. É neste momento que o professor estará online. Como os encontros virtuais são realizados em um determinado horário, não é obrigatória a presença de todos os alunos, mas é o momento em que o estudante poderá conversar online com seu professor. Além disso, o professor atualiza as aulas constantemente, de forma que os fóruns ou dúvidas são respondidos regularmente.

22. A UNINOVE possui biblioteca? Posso utilizar o local?

O Sistema de Bibliotecas Prof. José Storópoli da UNINOVE é formado por cinco unidades físicas e uma digital, que conta com mais de 300 mil volumes. O aluno pode levar livros para casa por meio do programa de empréstimo. A consulta ao acervo pode ser realizada nas próprias unidades e pela internet. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h45, e aos sábados, das 8h às 15h45. Por ser um departamento com grande aprovação dos estudantes – de acordo com pesquisa realizada – o acervo se mantém em constante atualização, sendo formado por livros, periódicos científicos, jornais, mapas, um vasto material audiovisual e importantes bases de dados, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Acompanhando a globalização e a informatização, a UNINOVE lançou também a Biblioteca Digital, que inova ao apresentar parte do conteúdo programático online, como artigos de periódicos, e-books e vídeos, além de disponibilizar teses, dissertações e trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) dos alunos.

Graduação - UNISR

1. Quais documentos devo levar para realizar a matrícula?

Publicação do GDAE, caso tenha realizado o Ensino Médio na modalidade Supletivo.

- Cópia cédula de identidade;

- Cópia do CPF;

- Cópia da certidão de nascimento ou casamento;

- Cópia do comprovante de residência;

- 1 foto 3x4;

- Cópia do histórico escolar;

- Cópia certificado de conclusão do Ensino Médio.

Observação: levar cópias e os originais.

2. A UNISR oferece bolsas de estudo?

Não. No momento, a UNISR conta com parcerias com Sindicatos, Cooperativas, Associações e empresas onde o aluno pode ter descontos nas mensalidades.

É necessário destacar que a UNISR trabalha com um valor acessível em suas mensalidades.

3. Como faço para solicitar o FIES?

Para solicitar o FIES, a pessoa deve estar devidamente matriculada, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e atingido uma nota superior a 450 pontos. O cadastro é feito diretamente no site do FIES.

4. Como é realizado o reajuste das mensalidades?

Para realizar o reajuste das mensalidades é tomada como base a inflação que está vinculada ao período vigente. Os reajustes são anuais e a UNISR pode ter variações nos descontos concedidos para quem paga até o quinto dia do mês.

5. Como funciona o Processo Seletivo da UNISR?

O Processo Seletivo é composto por uma redação cujo tema é dado no ato de entrega do teste.

6. Como faço a inscrição para o Processo Seletivo?

A inscrição pode ser feita pelo Portal UNISR ou o candidato tem como opção usar a nota do ENEM, caso tenha alcançado uma nota igual ou superior a 300 pontos na redação.

7. Quais os horários de atendimento da secretaria?

Segunda a sexta-feira, das 13h às 21h30.

Sábados, das 8h às 11h30.

8. Quais são os horários de aulas?

No período NOTURNO as aulas ocorrem das 19h30 às 22h30.

Há alguns cursos que possuem horários diferenciados.

9. Onde se localiza a UNISR?

Rua Sotero de Souza, 104 - Centro, São Roque - SP, Brasil

10. Como é a forma de pagamento da matrícula?

O pagamento pode ser feito de forma on-line, no momento da efetivação da matrícula no site da UNISR.

12. Como verifico a grade do curso?

Para que o candidato tenha acesso à grade curricular do curso, ele terá que comparecer na secretaria.

13. Quais os documentos para realizar transferência?

- TODOS OS DOCUMENTOS DE MATRÍCULA;

- Histórico escolar da Graduação com a informação do ENADE (EM ALGUNS CASOS A INFORMAÇÃO DO ENADE VEM EM UMA DECLARAÇÃO À PARTE);

- Conteúdo Programático;

- Critério de avaliação.

Pós-Graduação - UNISR

1. Qual a frequência de presença nos cursos semipresenciais?

A presença no campus fica definida pelo coordenador de cada curso, podendo ser confirmada pelo e-mail do coordenador responsável.

2. Posso enviar minha documentação de matrícula pelos correios?

A documentação deve ser entregue apenas pelo candidato ou terceiro, com procuração assinada e reconhecida em cartório, juntamente com o valor referente à matrícula em cheque ou boleto bancário emitido no campus.

3. Os cursos de Pós-graduação são aprovados pelo MEC?

Todos os cursos de Pós-graduação são autorizados e regulamentados pelo MEC, conforme o site (emec.mec.gov.br)

4. Qual a diferença entre Pós-graduação e MBA?

Os cursos designados como MBA são cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de administração.

5. A matrícula é correspondente à primeira parcela, ou matrícula + 6/12?

A matrícula se refere à primeira de 6 ou 12 parcelas, sendo 1+5 ou 1+11.Também é aplicada nos cursos de 18 e 24 meses, sendo 1+17 e 1+23.

6. Os cheques referentes às parcelas excedentes podem ser resgatados durante o período do curso?

Não. Os cheques ficam em poder do banco até a data de depósito predefinida no ato da matrícula.

7. Meu diploma não ficou pronto, posso realizar minha matrícula?

É necessário que o diploma seja expedido durante o período regular do curso. Realizamos a matrícula com o protocolo de solicitação do diploma, excepcionalmente, desde que seja timbrado, carimbado e conste no protocolo que a solicitação é referente ao diploma. Neste caso é imprescindível a entrega do histórico também. Apenas será autorizado a realizar solicitações de documento de pós-graduação após a entrega de todos os documentos obrigatórios.

8. Como consigo a grade curricular do curso?

A grade curricular é disponibilizada apenas na secretaria de pós-graduação do campus em que o curso é oferecido.

9. Como é composta a nota?

Nos cursos presenciais, a nota é composta por fórum + avaliação ao término de cada módulo.

Nos cursos a distância ocorrerá uma prova presencial, que será aplicada em apenas um sábado no final do curso.

10. Quais documentos necessários para realizar a matrícula?

Original e uma cópia de:

- Documento com foto que conste o CPF (CNH, novo RG e RNE para casos de estrangeiros);

- Cédula de Identidade (obrigatório);

- Certidão de nascimento ou de casamento (obrigatório);

- Currículo profissional atualizado;

- 1 foto 3x4 (recente);

- Diploma (obrigatório);

- Certificado da Graduação (obrigatório);

- Histórico da Graduação (obrigatório);

- CREA (para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho - Obrigatório).

11. No curso de pós também tem férias?

Geralmente, nos meses de janeiro e fevereiro é realizado um recesso, sendo menor que o período de férias letivas.

12. Estou cursando pós em outra IES, consigo realizar eliminação de matérias?

A eliminação de matérias fica a critério do setor de análise curricular onde é necessário o candidato apresentar o conteúdo programático + histórico parcial do curso para ser analisado. Fica autorizada a eliminação apenas se o conteúdo ministrado pela outra instituição for compatível com o aplicado pelo UNINOVE.

13. Perdi o prazo de 5 dias, ainda consigo realizar minha matrícula?

Sim, a matrícula é realizada até a data de início das aulas, desde que haja disponibilidade de vagas.

14. Posso mudar o curso de presencial para a distância ou vice-versa?

Não, pois os cursos são oferecidos nas modalidades que estão disponíveis no site. Após o início das aulas não é permitido mudança de curso. O aluno necessita desistir do curso em questão e se matricular novamente.

15. A partir do ano de 2015 como ocorrem as avaliações nos cursos de Pós-graduação?

Ocorrem no decorrer dos módulos: as notas são compostas por atividades e fóruns, e as avaliações ocorrem ao término do curso em uma prova única.

16. Posso trancar meu curso de Pós-graduação?

Não, nos cursos de Pós-graduação não existe trancamento somente desistência.

17. Qual a diferença entre MBA e MBIS?

Os cursos de MBA (Master in Business Administration) são cursos na área de gestão, e MBIS (Master in Business Information Security) são cursos de gestão na área de informática.

18. Quais documentos tenho direito após a conclusão do meu curso de Pós?

Histórico Escolar de concluinte e Certificado de concluinte. Tais documentos estarão disponíveis para o aluno quando estiver com status de “formado”, e deverá solicitar pela Central do Aluno em “Secretaria Virtual” – “Fazer Solicitação”.

19. Ao me matricular em um curso de Pós tenho direito ao bilhete do estudante?

Sim, porém é somente para os cursos presenciais e dentro do período regular do curso.

Dúvidas gerais sobre os cursos EAD

1. O que é Educação à Distância?

Educação à Distância (EAD) é uma modalidade de ensino sem barreiras. Com recursos tecnológicos, você tem aulas virtuais onde estiver e quando quiser. Trata-se de uma metodologia de ensino que está cada vez mais acessível e tem a finalidade de atender à demanda educacional, aumentando o potencial didático-pedagógico dos alunos com horários flexíveis para aprendizagem.

2. Como funciona?

A Educação à Distância utiliza-se de vários meios de comunicação para aproveitar melhor o tempo destinado à aprendizagem. O aluno tem seu tempo de estudo, pois todos os conteúdos das disciplinas ou cursos possuem um plano de aula previamente agendado e elaborado que permite o acompanhamento dos assuntos junto ao professor. A Educação à Distância da UNINOVE promove uma aprendizagem cada vez mais possível, efetiva e completa para os estudantes. O uso das tecnologias na educação, como um todo, gera melhores resultados quando usadas apropriadamente. Pensando nisso, os cursos são redesenhados para se adaptar à tecnologia, fornecendo um conteúdo rico e interativo.

3. Quais são as vantagens da Educação à Distância?

Os benefícios da Educação à Distância têm sido a busca permanente da melhoria de ensino e o atendimento a uma demanda reprimida devido à indisponibilidade de cursos e programas com tempo flexível para o estudo. A adequação de horário e aprendizado interativo faz com que a Educação à Distância alcance grande significado no panorama atual da educação em nosso país. Essa metodologia de ensino tem proporcionado também melhorias em complementaridade à modalidade de educação presencial, especialmente no que se refere à relação professor-aluno.

4. Existe alguma lei que regulamente a Educação à Distância?

Sim. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como portarias, resoluções e normas do Ministério da Educação que compõem a legislação brasileira da EAD. Todas as informações podem ser encontradas no site www.mec.gov.br

5. Os cursos oferecidos pela UNINOVE são credenciados?

A UNINOVE está credenciada a ofertar cursos à distância. O credenciamento ocorreu por meio da autorização do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Empresarial, fornecida pelo Ministério da Educação e do Desporto (Portaria nº 1.671, de 5 de outubro de 2006).

6. Como funcionam as aulas de Educação à Distância?

O curso acontece em um ambiente virtual de aprendizagem próprio – AVA UNINOVE –, com ferramentas de interação e comunicação para os participantes desenvolverem suas atividades à distância. Ocorrem também encontros presenciais para as aulas práticas, dúvidas e avaliações (conforme calendário). O acesso ao AVA UNINOVE se dá por meio da Central do Aluno. Esse acesso é individual e protegido por sistema de login e senha.

No AVA UNINOVE o aluno encontra:

• Conteúdo: para cada disciplina, o conteúdo estará disponível para leitura e estudo nas versões web e para impressão. Semestralmente, os alunos terão acesso ao conteúdo de todas as disciplinas que compõem o semestre. O conteúdo na versão web é composto por elementos audiovisuais que proporcionam maior interatividade e abordagem diferenciada (videoaulas, animações, áudios, infográficos, etc.);

• Perfil: ferramenta para apresentação pessoal e inclusão de foto. Essas informações poderão ser visualizadas por todos os participantes por meio do Fórum e por “quem está online”;

• Quem está online: ferramenta para visualização dos participantes que estão online com você no AVA;

• Notas: visualização das notas de atividades, fóruns e avaliações presenciais;

• Fórum: espaço de comunicação e interação do grupo. É uma ferramenta que proporciona uma “comunicação de um para muitos”, ou seja, todas as mensagens são visualizadas por todos os participantes. O Fórum tem como característica promover a participação do grupo em debates e pesquisas relacionadas ao conteúdo ou outros temas abertos pelo professor;

• Atividade: ferramenta que disponibiliza atividades (exercícios e tarefas), preparadas pelo professor e direcionadas individualmente para cada aluno ou grupo. As respostas devem ser encaminhadas pela própria ferramenta e só serão recebidas/visualizadas pelo professor;

• Encontro virtual: conhecido também como chat ou bate-papo. É uma ferramenta de “comunicação de um para muitos” e em tempo real;

• E-mail: ferramenta de comunicação individual e direcionada, “comunicação um a um”. Não é necessário que ambos estejam online ao mesmo tempo. Nessa ferramenta não é possível direcionar mensagens para e-mails externos (fora do AVA).

Com base nos conteúdos das aulas disponibilizados no AVA UNINOVE, o professor conduz todas as ações do processo de ensino e aprendizagem por meio do ambiente virtual de aprendizagem, lançando atividades (tarefas e exercícios) no sistema, corrigindo os trabalhos, postando e mediando fóruns, encontros virtuais (chats) e respondendo e-mails de dúvidas dos alunos.

7. O que é AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)?

O AVA é a sala de aula da Educação à Distância (EAD). Trata-se do sistema de gerenciamento e controle pedagógico das atividades do curso. É por meio dele que o aluno se comunica com o professor e com seus colegas de turma. No AVA, o estudante encontra o conteúdo do curso e faz todas as atividades. O AVA UNINOVE foi criado conceitualmente e desenvolvido tecnicamente pela própria UNINOVE, a partir da experiência de seis anos de EAD com outras plataformas de estudo. O AVA UNINOVE facilita o desenvolvimento de cursos virtuais, proporcionando um ambiente de ensino e aprendizado simples, rápido, colaborativo, dinâmico e flexível. O acesso do estudante ocorre por meio da Central do Aluno, onde o aluno e a UNINOVE concentram todas as informações e dados acadêmicos.

8. Há aulas presenciais na EAD UNINOVE?

Não há aulas presenciais. Existem encontros presenciais opcionais em dias úteis ou aos sábados, e um encontro presencial obrigatório por disciplina para avaliação, seguindo o calendário da matéria ou curso oferecido. Essas informações são disponibilizadas aos alunos com antecedência para que eles possam se organizar.

9. Como se dá a relação entre professor e aluno?

Na Educação à Distância, o professor precisa estar ainda mais próximo e atento às necessidades de seus alunos. Isso porque, para que haja um funcionamento pleno dessa modalidade, é essencial que sejam consultados e respondidos diariamente os recursos de comunicação, como e-mail, fórum (discussão de temas por aulas em horários flexíveis, atividade assíncrona), Chat (atividade de comunicação simultânea, atividade síncrona). Assim, o professor vai conhecendo melhor o estudante, reconhecendo-o em seu estilo de aprendizagem na medida em que se relaciona com ele.

10. A Educação à Distância estabelece uma relação fria entre professor e aluno?

É mito dizer que a Educação à Distância é fria e que não estabelece vínculos. Por vezes, o contato à distância é mais intenso, devido ao tempo e espaço disponíveis para investir na integração entre professores e alunos. Sabe-se que a modalidade presencial é importante porque oferece a oportunidade para que as pessoas se vejam diariamente, mas isso não garante que haja qualidade no contato entre elas. Temos inúmeros exemplos entre nossos estudantes e professores dos cursos de Graduação e Pós-graduação que comprovam laços de afetividade, respeito e consideração em processos educacionais, vividos na modalidade à distância. Por isso, sentimo-nos confiantes ao afirmar que tudo depende da atenção, da mediação e da qualidade investida por aqueles que estão envolvidos no processo educativo.

11. O que é aprendizagem assíncrona?

A aprendizagem assíncrona é a maneira pela qual o próprio estudante determina o tempo de duração de seus estudos nos dias da semana. Esse tipo de aprendizagem geralmente ocorre por intermédio de meios de comunicação, como internet, videoaula e material impresso. A interação entre professor e aluno é feita num intervalo de tempo não simultâneo.

12. O que é aprendizagem síncrona?

A aprendizagem síncrona é a maneira pela qual o estudante tem condições de debater em tempo real o conteúdo das aulas semanais, juntamente com o professor e outros integrantes de sua turma. Este modo de ensino trabalha a interação entre aluno e professor em dia e hora predeterminados.

13. Como faço para tirar minhas dúvidas?

O aluno terá à disposição ferramentas para se relacionar com seu professor por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Caso haja necessidade de esclarecimentos em outros âmbitos, que não estejam ligados ao conteúdo do curso, terá atendimento pelo telefone (11) 2633-9000 e/ou pelo chat.

14. Não tenho habilidade com computador. Posso realizar um curso com metodologia EAD?

É recomendável que o aluno tenha noções de como utilizar serviços e ferramentas disponíveis na internet.

15. De quanto tempo devo dispor, por semana, para realizar meu curso?

Dependendo do curso escolhido, o ideal é reservar horas de acesso como se estivesse em aula presencial, além de momentos de estudos e participação interativa em fórum e chat. Os horários são flexíveis e centrados na disponibilidade de cada aluno.

16. O que preciso acessar para ter registro de frequência e notas?

É necessário acessar todas as tarefas agendadas pelo professor, participar da leitura de conteúdo, do fórum, das ferramentas de comunicação e estudo. Todos os acessos serão registrados e a participação será contabilizada para a avaliação contínua. O aluno deverá também consultar a Central do Aluno.

17. O que é Central do Aluno?

É um local em que o estudante acompanha seus registros acadêmicos, como notas e frequência. Também funciona como uma secretaria virtual, permitindo que os alunos tenham acesso a serviços online e solicitem diversos documentos a partir de qualquer computador ligado à internet. Acesse www.uninove.br/aluno.