Graduação EAD

  • 1. Posso fazer eliminação de matérias?

    É possível eliminar matéria se a carga horária e o conteúdo da disciplina forem equivalentes a 80% da carga horária e conteúdo da disciplina oferecida no curso a distância. Caso ocorra o aproveitamento de todas as disciplinas do semestre em curso, a promoção para os semestres seguintes dependerá da disponibilidade de vagas.

  • 2. Quantas vezes no semestre preciso comparecer à UNINOVE?

    No curso a distância existem encontros presenciais, alguns optativos e outros obrigatórios. A quantidade de vezes que o aluno precisará comparecer presencialmente dependerá de quantas disciplinas o curso possui no semestre. Os encontros optativos são os momentos em que o estudante poderá se encontrar presencialmente com professores e colegas de turma, podendo esclarecer dúvidas ou realizar atividades para aprimorar o conteúdo da disciplina. Não é obrigatória a presença, mas se comparecer e entregar um relatório de participação poderá requerer horas para as Atividades Complementares que os alunos precisam cumprir. Nos encontros presenciais obrigatórios serão realizadas provas que, por regulamentação do Ministério da Educação, precisam ser feitas presencialmente e não virtualmente, por meio da plataforma.

  • 3. O que são atividades complementares?

    Alinhadas às diretrizes do MEC, as Atividades Complementares servem para potencializar a capacitação acadêmica e a formação pessoal do aluno, além de oferecer a oportunidade de desenvolvimento profissional. Alguns cursos, como os de Bacharelado e de Tecnologia, possuem carga horária de Atividades Complementares para realizar.

  • 4. Quais são os dias que posso fazer a prova? Posso fazer agendamento de provas?

    As provas obrigatórias e presenciais são de fechamento de curso e são agendadas no início do semestre, para que o aluno possa organizar previamente seus compromissos. Normalmente a prova ocorre aos sábados pela manhã, no campus determinado pela UNINOVE. Caso o estudante não possa comparecer à prova, ou não tenha conseguido uma boa nota, poderá realizar outra em dia e local determinados pela UNINOVE, que poderá ser de segunda a sexta-feira, no período da noite. Não existe outra possibilidade para efetuar a prova final do semestre nem outra possibilidade de agendamento. Lembre-se: dia, horário e local das provas presenciais obrigatórias são determinados pela UNINOVE e comunicados com antecedência.

  • 5. Qual será o método de avaliação?

    A avaliação de aprendizagem dos cursos a distância ocorre de duas formas: Avaliação Contínua e Presencial. A Avaliação Contínua é feita ao longo do período letivo, sendo realizada diretamente na plataforma de estudos AVA, e composta basicamente pela participação nos fóruns de discussão e na resolução das atividades propostas pelos professores. A soma dos pontos das atividades gera uma nota, que corresponde a 30% da nota final das disciplinas. Já a Avaliação Presencial é uma prova escrita feita presencialmente, em data e local determinados pela UNINOVE. A nota desta prova representa 70% da nota final das matérias. Para os semestres avançados dos cursos, continuam sendo realizadas as Avaliações Contínuas. Somente a Avaliação Presencial ocorre em duas datas agendadas: no primeiro dia é realizada a Avaliação Integrada (que corresponde a 35% da nota final das disciplinas) e na segunda data, a prova escrita da disciplina (que representa 35% da nota final das matérias).

  • 6. O que é a avaliação integrada?

    Trata-se de uma avaliação que tem caráter cumulativo, envolvendo os conteúdos das disciplinas contempladas no respectivo semestre em que é aplicada. Ela é elaborada e corrigida pelo colegiado de curso composto pelos professores e presidido pelo coordenador. Tem como base o princípio da interdisciplinaridade.

  • 7. O que é a avaliação contínua?

    É uma nota gerada a partir da participação nos fóruns de discussão e nas respostas das atividades propostas pelo professor da disciplina. Essa nota representa 30% da nota final da matéria.

  • 8. O que eu faço se não puder comparecer à prova?

    Existem dois momentos em que a prova obrigatória e presencial poderá ser realizada. Ela é agendada com antecedência. Quem não comparecer à primeira avaliação agendada, deverá necessariamente comparecer à segunda prova agendada.

  • 9. Se não me adaptar, posso pedir transferência para um curso presencial?

    O aluno poderá solicitar sua transferência para o curso presencial, desde que tenha vaga disponível.

  • 10. É possível realizar transferência no meio do semestre?

    Sim. Como os cursos oferecidos nas modalidades a distância e presencial ocorrem simultaneamente, é possível efetuar a transferência na metade do semestre, desde que tenha vaga disponível.

  • 11. Posso fazer algumas matérias presenciais e outras a distância?

    Não. Você deverá cursar todas as disciplinas na modalidade do curso matriculado.

  • 12. É possível utilizar o laboratório da UNINOVE caso não possa fazer a aula do trabalho ou de casa?

    Os laboratórios de informática da UNINOVE, nos horários das aulas presenciais, são utilizados para as aulas práticas. No entanto, eles podem ser usados em outros horários ou se houver disponibilidade no período.

  • 13. No meu diploma é especificado se o curso foi presencial ou a distância?

    No diploma não aparece diferenciação se o curso foi presencial ou a distância.

  • 14. Existe diferença de conteúdo do curso presencial ou a distância?

    Não. Os conteúdos dos cursos presenciais e a distância são iguais, sendo ministrados pelos mesmos professores.

  • 15. Existe horário específico para fazer as aulas a distância ou posso realizá-las a qualquer hora?

    A Educação a Distância é uma metodologia de ensino que permite horários e locais flexíveis para aprendizagem. Essa é uma das grandes vantagens.

  • 16. Preciso acessar as aulas todos os dias?

    Dependendo do seu curso, o ideal é reservar horas de acesso, como se estivesse em aula presencial, e momentos de estudos e participação interativa em fórum e chat. Os horários são flexíveis e centrados na disponibilidade de cada aluno.

  • 17. Por quanto tempo as aulas ficam disponíveis? Caso eu não consiga acessar na data planejada, perderei o conteúdo?

    Os conteúdos das aulas ficam disponíveis durante todo o semestre e você poderá acessá-los quando e quantas vezes desejar. O aluno deve cumprir o calendário das atividades contínuas, como fóruns de discussão e atividades aplicadas pelos professores.

  • 18. Existem trabalhos em grupo?

    Sim. Algumas atividades são realizadas em grupo, mas sempre utilizando a plataforma AVA, não sendo necessário o encontro presencial do grupo de estudos.

  • 19. Existe horário para a realização do fórum?

    Não existe um horário fixo. Mas o fórum fica disponível para a participação do aluno durante o período estabelecido pelo professor da disciplina.

  • 20. Quem irá realizar meu acompanhamento na plataforma EAD é um tutor?

    Os cursos a distância da UNINOVE são ministrados por professores e não por tutores. Os professores são os mesmos que ministram as aulas dos cursos presenciais, de forma que não existe diferença entre os cursos, pois ambos são ministrados com a mesma excelência e qualidade.

  • 21. Os professores ficam online em um horário específico?

    Somente durante os encontros virtuais, também conhecidos como chat. É neste momento que o professor estará online. Como os encontros virtuais são realizados em um determinado horário, não é obrigatória a presença de todos os alunos, mas é o momento em que o estudante poderá conversar online com seu professor. Além disso, o professor atualiza as aulas constantemente, de forma que os fóruns ou dúvidas são respondidos regularmente.

  • 22. A UNINOVE possui biblioteca? Posso utilizar o local?

    O Sistema de Bibliotecas Prof. José Storópoli da UNINOVE é formado por cinco unidades físicas e uma digital, que conta com mais de 300 mil volumes. O aluno pode levar livros para casa por meio do programa de empréstimo. A consulta ao acervo pode ser realizada nas próprias unidades e pela internet. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h45, e aos sábados, das 8h às 15h45. Por ser um departamento com grande aprovação dos estudantes – de acordo com pesquisa realizada – o acervo se mantém em constante atualização, sendo formado por livros, periódicos científicos, jornais, mapas, um vasto material audiovisual e importantes bases de dados, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Acompanhando a globalização e a informatização, a UNINOVE lançou também a Biblioteca Digital, que inova ao apresentar parte do conteúdo programático online, como artigos de periódicos, e-books e vídeos, além de disponibilizar teses, dissertações e trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) dos alunos.